domingo, 30 de maio de 2010

Caruaru-Pe - Reunião Selo UNICEF - FÓRUM COMUNITÁRIO

O projeto começou somente no Ceará, onde teve três edições anteriores: 2000, 2002 e 2004. Para a edição 2006, a participação foi ampliada para outros municípios de 10 estados (AL, BA, ES, MA, MG, PB, PE, PI, RN e SE) que juntos formam os 11 estados comprometidos com o pacto "Um mundo para a Criança e o Adolescente do Semi-Árido".

O que o UNICEF procura é estimular e premiar com esta outorga, é a prioridade de respeitar os direitos das crianças e adolescentes, dando-lhes acesso à educação de qualidade, à saúde e ao lazer. O Selo UNICEF - Município Aprovado portanto, é um compromisso com a construção da cidadania.

Os objetivos desse projeto do UNICEF invocam a participação de toda a sociedade no sentido de:

  • Impulsionar a implementação e a consolidação das metas e mecanismos implícitos no Estatuto da Criança e do Adolescente através de uma estratégia de mobilização social dirigida aos municípios;
  • Fomentar e fortalecer uma prática de monitoramento da situação das crianças e dos adolescentes nos níveis municipal e estadual.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

PÚBLICO ALVO

O projeto envolverá alunos, professores, gestores escolares, coordenadores pedagógicos e comunidades atendidas pelas escolas: Anchieta Torres, Francisco Zeferino Pessoa, José Agostinho dos Santos e Padre Adelmo Santos Simões.

As escolas acima citadas somente participarão oficialmente, mediante comprovação da inscrição no projeto.

Poderão participar da 1ª fase todos os alunos das escolas inscritas matriculados de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental e em qualquer turma do Ensino Médio.
Na 2ª e 3ª fase participarão os alunos classificados na fase anterior.



OBJETIVO GERAL

Estimular o estudo da Matemática através da resolução de problemas contextualizados que despertem o interesse e a curiosidade de professores e estudantes para a prática de uma educação integral e inclusiva.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

· Contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Básica no município;
· Promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento matemático para a formação da cidadania;
· Identificar jovens talentos nesta área de conhecimento;
Melhorar a aprendizagem dos alunos a partir de conceitos significativos;
· Incentivar o aperfeiçoamento dos professores, contribuindo para a sua valorização profissional;
· Envolver alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e Médio em atividades que envolvam o ensino da matemática de forma contextualizada e prática à inserção social;
Promover estudos da matemática, a partir da realidade dos educandos;
Desenvolver atividades interdisciplinares nas escolas por meio da prática com projetos temáticos;
Favorecer a integração entre as escolas da rede municipal de ensino;
A olimpíada será aplicada em três níveis:

Nível I – 5ª e 6ª séries
Nível II – 7ª e 8ª séries
Nível III – Ensino Médio

Para cada um dos níveis existem três fases:

1ª FASE: Prova objetiva de 20 questões para todos os alunos. Cada aluno realizará esta prova em sua própria escola. As questões serão aplicadas pelos professores das escolas, a partir dos conteúdos propostos para o 1º e 2º bimestre de cada série. A correção será feita pelos próprios professores seguindo instruções e gabarito elaborados pela comissão pró-olimpíada.

2ª FASE: Nesta fase participam apenas três alunos de cada turma, conforme o melhor desempenho na 1ª fase. A prova terá o mesmo número de questões da 1ª fase, entretanto, as provas serão aplicadas pela comissão pró-olimpíada em local a ser confirmado com antecedência. As questões serão formuladas de acordo com o nível pré-estabelecido.

3ª FASE: Esta fase será organizada em dois momentos. No primeiro momento participarão das provas 12 alunos de cada nível com melhor pontuação na 2º fase. A competição será individual. O resultado classificatório será com três alunos de maior pontuação por nível. O segundo momento será uma gincana com questões desafiadoras, jogos, cálculo mental e outras situações a partir da realidade do aluno, onde participarão os três alunos classificados no primeiro momento dessa fase em cada nível concorrendo à classificação de 1º, 2º e 3º lugar na olimpíada.


Os três alunos premiados em cada nível receberão a premiação que será definida pela comissão pró-olimpíada, além de menções honrosas e divulgação de seus nomes no blog que será criado para divulgação desse projeto.

Os professores e as escolas envolvidas receberão a premiação conforme a maior pontuação recebida pelos alunos finalistas do projeto em cada nível. Será contabilizada a seguinte pontuação:

a) 10 pontos para professor e escola com alunos do 1º lugar de cada nível;
b) 08 pontos para professor e escola com alunos do 2º lugar de cada nível;
c) 05 pontos para professor e escola com alunos do 3º lugar de cada nível;

A escola e o professor que tiver a maior quantidade de alunos vencedores do 1º lugar receberão a premiação definida pela comissão pró-olimpíada.


PREMIAÇÃO

ALUNOS

1º lugar: câmera digital, kit escolar, medalha, certificado de honra ao mérito e camiseta.

2º lugar: celular, medalha, certificado de honra ao mérito e camiseta.

3º lugar: MP4, medalha, certificado de honra ao mérito e camiseta.
PROFESSOR
pen drive 8 giga e kit pedagógico.

ESCOLA
Placa ou quadro